O reajuste anual dos planos de saúde é um processo regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e envolve diversos fatores e metodologias. Entender como ele é calculado pode ajudar você a planejar suas finanças e escolher o plano ideal para suas necessidades. Abaixo, explicamos os principais aspectos do reajuste anual dos planos de saúde.
1. O que é o reajuste anual dos planos de saúde?
2. Como é calculado o reajuste anual dos planos de saúde?
3. Qual é a diferença entre reajuste por faixa etária e reajuste anual?
4. Qual é o reajuste definido para 2024?
5. Como o reajuste é aplicado?
6. Como posso acompanhar os índices de reajuste autorizados pela ANS?
O reajuste anual é a atualização dos valores cobrados pelos planos de saúde, realizada uma vez por ano. Esse reajuste visa adequar os preços dos planos às variações de custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos, garantindo a manutenção dos serviços oferecidos.
Além dos custos de serviços médicos, o reajuste é calculado de acordo com a inflação e a variação da frequência de uso do plano de saúde, sendo:
- Índice de inflação: Variação de preços de insumos como alimentação, vestuário, educação, transportes etc.
- Utilização do plano de saúde: Variação das despesas em saúde, frequência de utilização do plano e incorporação de novas tecnologias.
Esses fatores definem somente o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares. Planos empresariais e coletivos são calculados de outra forma, já com negociação entre a operadora e a empresa contratante, podendo resultar em diferentes percentuais de reajuste.
O reajuste anual é aplicado uma vez por ano para todos os beneficiários, ajustando os valores para refletir mudanças nos custos médicos e econômicos. Já o reajuste por faixa etária ocorre quando o beneficiário muda de uma faixa etária para outra, podendo levar a um aumento na mensalidade devido ao maior uso de serviços de saúde à medida que se envelhece.
A ANS definiu que os planos de saúde individuais e familiares regulamentados terão reajuste de 6,91% no período de maio de 2024 a abril de 2025, a partir do mês de aniversário do contrato.
Esse índice reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2023 em comparação com as despesas assistenciais de 2022 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares.
A partir de julho, você receberá o boleto com a nova mensalidade reajustada. Clique aqui para ver a tabela com o reajuste aplicado.
Os valores, percentuais de reajuste e número de meses para o cálculo de cobrança retroativa observam as previsões contratuais, as datas de aniversário do seu contrato (data base) e as datas de mudança de faixa etária. Para planos não regulamentados, o reajuste seguirá conforme índice definido em contrato.
Você pode acompanhar os índices de reajuste acessando o site oficial da ANS, que disponibiliza informações atualizadas sobre os percentuais de reajuste, garantindo transparência aos beneficiários.