Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) Ano-base 2022
Informações Regulatórias
8 de Janeiro de 2024
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) Ano-base 2022
O IDSS é um programa de avalição das operadoras de planos de saúde que permite avaliar o desempenho das operadoras de planos privados de saúde por meio de um conjunto de indicadores, com o objetivo de ampliar a transparência e reduzir a assimetria de informação, dirimindo falhas de mercado que, neste caso, comprometem a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento de contratar de um plano de saúde. A aplicação do IDSS, visa induzir o setor em favor das diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar e, ao mesmo tempo, subsidiar as ações regulatórias desta Agência.
O IDSS é calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS, com base nos dados extraídos dos seus sistemas de informações gerenciais ou obtidos em sistemas nacionais de informação em saúde. O IDSS é um índice composto, que varia de zero a um (0 a 1), e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho: nota 0 – pior resultado; e nota 1 – melhor resultado. As faixas de avaliação do IDSS estão representadas na figura abaixo:
Dados da operadora NOTRE DAME INTERMÉDICA MINAS GERAIS SAÚDE S.A.
Nome Fantasia: GNDI MINAS
Registro ANS: 34852-0
CNPJ: 62.550.256/0001-20
Razão Social: NOTRE DAME INTERMÉDICA MINAS GERAIS SAÚDE S.A.
Situação do Registro ANS: Ativa
Total de Consumidores: 627.137
Tipo: Operadora médico-hospitalar
Modalidade: Medicina de Grupo
Confira abaixo o desempenho da NotreDame Intermédica com resultado geral e separado por dimensões:
Resultado geral do IDSS do NDI: 0,8248
1) IDQS - Qualidade Em Atenção à Saúde: Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Abaixo a nota nesta dimensão:
2) IDGA - Garantia de Acesso: Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Abaixo a nota nesta dimensão:
3) IDSM - Sustentabilidade no Mercado: Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Abaixo a nota nesta dimensão:
4) IDGR - Gestão de Processos e Regulação: Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Abaixo a nota nesta dimensão:
5) Gráfico de evolução do IDSS - TISS: A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.
Abaixo a nota nesta dimensão:
Gráfico de evolução do IDSS:
Para saber todos os detalhes sobre a nossa nota do IDSS clique aqui.
Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
Explore mais categorias
RN 565 (2024) - Reajuste de Planos Coletivos - Pool de Risco
Reajuste de Planos Coletivos - Pool de Risco
Continuar lendoPortabilidade do seu plano de saúde
Resolução Normativa - RN 438, 03 de Dezembro de 2018
Continuar lendoÍndice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) Ano-base 2022
Confira o desempenho da NotreDame Intermédica Minas com resultado geral e separado por dimensões no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) que avalia anualmente o desempenho das operadoras de planos de saúde
Continuar lendo